Translate Maria's WorLd

sábado, agosto 31, 2013

Agosto & Andorinhas

Nunca pensei que Agosto combinasse tanto com Andorinhas como hoje!!!

[Fonte: google. Edição: 1981 MM.] 

Envolveram-me durante a tarde. Que privilégio poder ali estar junto delas, a apreciar os seus velozes voos, a ouvir os seus cânticos. 
O único senão foi mesmo a impossibilidade de as alinhar para uma fotografia de bando!!! 
Das 85 tentativas de as captar, nenhuma é absoluta expressão da graciosidade das andorinhas e poucas são aquelas em que se vislumbram os seus voos!

[esta missão teve a colaboração da minha SV, que também dedicou parte do seu tempo ao encantamento das andorinhas J] 

[o máximo de andorinhas que consegui juntar numa foto!!!!]

Esta companhia inesperada despertou-me curiosidade por esta ave tão singela.
Recuo no tempo e nos mundos e lembro-me tanto de a ver aparecer nos meus livros escolares do primeiro ciclo. Nos meus desenhos de infância, as andorinhas também lá estavam. E já repararam que elas também fazem parte dos 1981 Mundos da Maria?? :)

 É inspirador saber que estas andorinhas que visitam o nosso país durante a primavera e o verão, no outono e inverno escolhem voar pelo calor de África. São aves migratórias!

E aqui encontro um ponto comum entre mim e elas:
também sinto vontade de voar… e de migrar!

Quando voo nos meus sonhos sinto vontade de voar para um país quente, onde poderia viver para sempre. 
Sonho voltar a voar até ao Brasil [quanto mais não seja para voltar a abraçar a minha família brasileira]Sonho voar até África e demorar-me por lá, numa ou mais missões humanitárias. Sonho voar até à Índia, percorrer o seu mapa, parar num ashram e sentir-me parte do mundo!
Serei um ser migratório? 
Só a vida e o tempo da vida me poderá responder J

[Fonte: Pinterest]

Qual tem sido o tamanho dos vossos voos?
Que latitudes e longitudes têm percorrido, dentro do vosso Eu interior e acompanhados pelo vosso Eu exterior?
Serão vocês aves migratórias?

E com estas perguntas, pouco ou muito filosóficas, fecho o mundo de agosto. Mas, espero que o mundo verão ainda fique connosco pelo próximo mês, ou não fosse o verão a minha estação do ano preferida! J 
Haverá energia melhor do que a do verdadeiro verão?

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Nota de voo: Enquanto tentava comunicar com as 7 ou 8 andorinhas que hoje me fizeram companhia, perguntava-me qual seria a sua esperança média de vida. Podem viver cerca de 8 anos. Tão pouco tempo de vida para tão grandiosa beleza natural.

quarta-feira, agosto 28, 2013

"I have a Dream" :)

Há 50 anos atrás, em 1963, Washington D.C. ouvia Martin Luther King discursar sobre os direitos civis dos negros norte-americanos, sonhando e desejando a igualdade racial à escala mundial. 
5 anos mais tarde, no auge do combate pelos direitos civis da população negra, tiraram-lhe o sonho!

 50 anos depois
o Mundo continua a precisar de ouvir Martin Luther King


Eu também tenho um sonho, três sonhos, muitos sonhos

[Fonte: Pinterest]

E vocês?
Que nunca deixem de sonhar, porque, segundo um provérbio indiano que conheci há três anos atrás, “para realizar, primeiro é preciso sonhar.E...

[Fonte: Facebook]

Para Sonhar e Fazer Sonhar:

http://www.ihaveadreamfoundation.org/html/

Para SEMPRE...

No início desta semana, tive o privilégio de assistir a um pôr-do-sol cheio, grande e japonês [sempre que vejo um pôr-do-sol assim, lembro-me do Japão – não me perguntem porquê, porque…não, eu nunca fui ao Japão!!].

[Foto 1981 MM.]

Sempre que o vejo e sempre que posso, tento guardá-lo para mim, a partir de várias distâncias e aproximações. Assim, além de guardado na mente e no momento, fica guardado nas minhas lentes digitais, sem adição de efeitos especiais e… para sempre! J Fantástico, não é?
Olhos diante deste fim de sol e pés assentes nesta nossa terra!

[Foto e edição 1981 MM.]

Tudo para... encontrar o meu lugar no Mundo!

[Foto e edição 1981 MM, livro “Cartas para Sam” de Daniel Gottlieb]

E neste efémero momento, eis que a minha pessoa SV traz aos meus olhos umas linhas do “Para Sempre” de Vergílio Ferreira. Publicadas em 1983, desenhadas no meu notebook em 2013.
Para partilhar, para sempre:

Dar a volta por quanto existi – e exististe tanto. Porque uma vida humana. Como ela é intensa. Porque o que nela acontece não é o que nela acontece, mas a quantidade de nós que acontece nesse acontecer.”

Para sempre, palavras profundas que chegam a mim no momento exato, nem mais minuto, nem menos minuto, mas….para sempre!

Para sempre,…a quantidade de nós que acontece no acontecer!

domingo, agosto 25, 2013

JOBS, Steve Jobs

Por estes dias voltei ao cinema J
Já não me lembrava do último filme que tinha ido ver! [Que vergonhaaaaa!!] Salvam-me as minhas amigas agendas, que registam tudo aquilo que vivo!

13 de janeiro e 1 de março foram as minhas últimas visitas; “Guia para um final feliz” e “O impossível” os meus últimos filmes; as minhas pessoas AC e SM foram as minhas companhias. 
Desta vez, o cinema chegou a mim de surpresa pela minha AF e o filme escolhido, unanimemente, foi… “Jobs” – uma aura de curiosidade sobre a vida de Steve Jobs percorria-nos e estávamos, ambas, a precisar de um banho de inspiração.

Se estamos em constante aprendizagem, não são apenas as experiências, as pessoas, os livros que nos ensinam. Também podemos muito aprender com os filmes! 
Se nos deixarmos inspirar por aquilo que, naquele exato momento em que vemos e ouvimos, também sentimos,…a magia faz-se e a aprendizagem acontece! 
E assim, num momento cinematográfico, parece que aquelas palavras foram escritas para nós, só para nós!


“Temos de fazer todos os possíveis e, se formos otimistas, podemos ter um final feliz.”


“Nada é mais poderoso do que o espírito humano.”


“Basta apenas uma pessoa para começar uma revolução.”
“Nós temos que fazer das pequenas coisas… inesquecíveis.”
“Alguns vêm o que é possível, outros mudam o que é possível.”

E o interessante de tudo isto…é quando estes filmes são inspirados em histórias reais!
The crazy ones!
[Fonte: Pinterest]

Se estes trailers vos inspiraram tanto como me inspiraram a mim,… inspirem, expirem e vejam os filmes por inteiro. 
A inspiração envolver-vos-á! J

:) BE inspired :)
[Fonte: Pinterest]

sexta-feira, agosto 23, 2013

O limite dos 30 !!

Se contar até 30 pode parecer assustador, tenho-vos a dizer que de assustador apenas tem o limite! Nos últimos dias, enquanto cibernava nas minhas pesquisas, encontrei oportunidades fantásticas… de pouco fantástico tinham o limite da idade!

Para quem chega aos 30, posso enumerar um leque [daqueles bem grandes e coloridos] de vantagens e um outro leque [não quero que seja tão grande como o anterior, porque varia mais nos tons cinza e preto] de contra indicações.

Se eu ainda não tivesse atingido esse limite dos 30, não iria perder estas oportunidades nos meus mundos!! Por isso, e se vocês ainda não chegaram a este limite, APROVEITEM!

Duas oportunidades estão relacionadas com o percurso profissional; a outra, com o percurso pessoal e transformador da perspetiva de vida!

Embora eu já não possa candidatar-me a estas oportunidades, partilho convosco, para o caso de estarem interessados e, de preferência, ainda abaixo deste limite. J


Espreitem!!!

 A primeira diz respeito a 601 vagas disponibilizadas para estágios profissionais na função pública, através do PEPAC – Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central. Estas vagas serão distribuídas pelos Ministérios da Administração Interna, Agricultura e Ambiente, Defesa, Economia, Educação, Justiça, Saúde, Solidariedade e Segurança Social e Presidência do Conselho de Ministros, abrangendo diferentes áreas profissionais, tais como Direito, Economia, Gestão, Contabilidade, Marketing, Enfermagem, Psicologia.
Se estiverem interessados, sigam a hiperligação, porque as candidaturas decorrem já entre 2 e 13 de setembro, para início de funções a 1 de novembro.

A segunda oportunidade está relacionada com o programa Impulso Jovem, que apresenta variadas medidas de incentivo à criação de emprego jovem. Relativamente ao eixo “Apoio à Contratação e Empreendedorismo”, no âmbito do COOPJOVEM, procuram colaboradores entre os 18 e 30 anos. Se vivem dentro desta faixa etária, espreitem também!



A oportunidade pessoal de experiência de vida podem espreitar em http://www.fjuventude.pt/pagnoticias-814-passaporte-servico-voluntario-europeu




Se tens o sonho de fazer voluntariado num país do mundo, não podes deixar fugir esta oportunidade! Podes ter o mundo nas tuas mãos, porque ele já está à tua espera!

Nos dias 12 e 13 de setembro, entre as 10h e as 18h, aparece no Palácio das Artes (Largo de S. Domingos, Porto) e deixa-te cativar pelo Passaporte Serviço Voluntário Europeu. Inscreve-te no link do facebook   https://www.facebook.com/unite.agency

Acredita que… se ainda não chegaste aos 30… 
não tens NADA a perder & tens TUDO a ganhar
Inscreve-te…. JÁ!!!

Só por este motivo, quem me dera recuar no tempo!!!

Porque…de resto, eu sei que o melhor ainda está para vir J


[Fonte: Pinterest. Edição: 1981 MM.]

Pensamento final: 
E se eu argumentar que…

[Foto e edição 1981 MM.]


…tal como me ensinou a minha querida http://viverparaserhappy.blogspot.pt/ J

quarta-feira, agosto 21, 2013

O que mais me assusta ??

Acidentes de viação!

A tragédia que envolve, as vidas que leva, as mortes que apanha,… Os infelizes acasos que num instante de segundo se cruzam e param o tempo!

O coração que aperta… sempre que passo por um acidente… sempre que vejo e ouço a notícia de outro! Quantas vezes não sentimos este aperto do coração?

Sim, tenho medo dos acidentes de viação e dos momentos futuros que eles provocam!

Devíamos pensar mais nisto e, conscientemente, tornar a nossa condução…preventiva… todos os dias! 
Porque… acontecem de repente e de repente a vida muda!

No mês passado frequentei uma formação sobre Primeiros Socorros na Infância, que me alertou para a maior causa de morte infantil, acima de um ano de vida: acidentes, especialmente rodoviários e, sobretudo, em percursos de pequenas distâncias!

O que mais me assusta?
Acidentes de viação que roubam vidas…e mudam outras… para sempre!

[Fonte: facebook]

Conduzam…sempre…com cuidado! Prometem?

Em mês de férias é sempre bom alertar para evitar tragédias destas!

segunda-feira, agosto 19, 2013

:) Verão a gosto!!

[Fonte: Pinterest]

Este agosto anda um pouco estranho, tantas são as oscilações de temperatura, sol e nuvens que temos vivido! Deve andar meio constipado!
Constam as previsões meteorológicas que teremos uma semana com subidas de temperatura à medida do verão! :) Ouvi dizer que, no mínimo, estarão 35º próximos do mar! 
Vamos aproveitar? :)

Para quem está de férias, aqui ficam algumas sugestões:

!!! PRAIA praia PRAIA !!!
[Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

!!! ESPLANADAS parques PISCINAS !!!
[Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

!!! Lugares PARADISÍACOS !!!
[Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

!!! SOL & LUA, DIA & NOITE !!!
[Fonte: Pinterest. Montagem 1981MM.]

!!! Sombra SOMBRA sombra !!!
[Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

!!! BIKINI Trikini Fato de Banho !!!
 [Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

!!! Protetores Solares !!!
[Foto e edição 1981 MM.]

!!! Momentos ZEN !!!
[Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

!!! VIAJAR viajar VIAJAR !!!
[Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

 !!! Gelados Cocktails Refrescos !!!
[Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

Para quem está a trabalhar, …espero que as vossas férias cheguem depressa para poderem aproveitar as sugestões anteriores J 
Na melhor das hipóteses, tentem aproveitar ao máximo as horas que marcam o fim do dia de trabalho até ao seu próximo início J O horário de verão ajuda, porque às 21h ainda é dia J

Usem & abusem do vosso verão…a gosto, com todo o gosto!

 Keep calm and feel the summer mood! :)
[Fonte: Pinterest]

sábado, agosto 17, 2013

O que me entristece?

Estar no meu momento esplanada e…

[Foto e edição 1981 MM.]

!…o Sol dar lugar às nuvens esfumadas de incêndios perdidos nos lugares!
!…o cheiro a verão ser substituído por fuligem e madeira queimada!
!…o azul do céu transformar-se em cinzento escuro!
 !…a brisa de verão trazer vento quente de fogo que queima!
!…o som das sirenes a ecoar no Espaço deste Tempo!
!…acordar e saber que a nossa Madeira viveu uma noite incendiária!
!...contar os anos a passar e ver o tema a repetir-se verão após verão!

E, assim, de repente, recordo o primeiro teste diagnóstico que preparei em 2003, naquele que seria o início da minha atividade profissional… O tema era o mesmo: o verão incendiado de 2003!
Dez anos depois, o verão continua com o mesmo assunto! E eu? Continuarei eu com a mesma atividade profissional?

[Fonte: Pinterest]

Mediante esta breve reflexão pessoal, às vezes, também tenho o direito de ficar cinzenta ou em modo preto & branco!

[Foto e edição 1981 MM.]