Translate Maria's WorLd

sábado, janeiro 25, 2014

Mr. Morgan Last Love

Ou… a Última Paixão do Sr. Morgan :)


Esta semana decidi voltar ao cinema comigo própria. Já andava a ressacar!!! A última vez tinha sido também a primeira, recordam-se? Sim?? Não?? Então, espreitem aqui.
Já estava a contar 4 meses, depois de uma experiência que me tinha agradado tanto! Tinha de fazer algo para inverter a situação e, por isso mesmo, investi o meu tempo numa visita à última paixão do Mr. Morgan. E beeeeeeeem, que bem investido foi o meu tempo!



Admito que não seja um filme para todos, mas é certamente um filme para alguns!
Eu tive o privilégio de ter uma sala de cinema partilhada apenas com 5 pessoas de idade, entre as quais: um casal, um senhor, uma senhora, outro senhor. E eu, 30 anos mais nova do que eles, no mínimo! Não, não me senti estranha! Somos todos nós! Somos todos um! E, se eu tiver sorte, também irei chegar à idade deles, mas com a minha experiência.

Cada um pode formar uma ideia e emoção diferente sobre este mesmo filme. 
Depende do ponto da vida em que cada um se encontra. 
Eu, especialmente, AMOREI

AMOREI… por toda a atmosfera emocional densa e, ao mesmo tempo, simples. O coração aperta!

AMOREI…por todas as paisagens de Paris que quis revisitar! [Curioso, da última vez o filme também tinha Paris como cenário!]

AMOREI…por toda a empatia e ligação única entre um professor de Filosofia americano aposentado e viúvo e uma jovem parisiense professora de Cha Cha Cha. [Hmmm…que magia nasce entre a Filosofia e a Dança, através de diferentes gerações! A Filosofia, sempre a minha Filosofia! A Dança, sempre a minha Dança! Filosofia e Dança. Amor e Paixão.]

[Fonte: Google. Montagem: 1981 MM.]

AMOREI…pela lição de vida que traz consigo e nos deixa connosco! A morte, o amor, a vida, a solidão, o legado, o suicídio, a alma, o perdão, a paciência, a família, o eu, o outro. Entre a vida e a morte, a vida é muito mais, muito mais do que aquilo que pensamos, sentimos e já vivemos! Independentemente dos anos de vida, nunca é tarde para aprender a amar a vida outra vez. Independentemente dos caminhos que escolhemos viver, nunca é tarde para aprender a amar a vida pela primeira vez. Independentemente de quem fomos, nunca é tarde para aprender a ser quem sempre queríamos ter sido. Quando temos a sorte de olhar para a vida como um todo, aprendemos a dar valor aquilo que existe para além das suas partes. Vemos mais longe… e vemos melhor também! Fabulooooooso!!!

[Fonte: Google. Montagem: 1981 MM.]

AMOREI…pela magnífica banda sonora que não poderia ter sido outra e que, depois da tela ter perdido todas as cores, me deixou presa à cadeira, de olhos fechados, a sentir a melodia que entrava em mim! 

Hans Zimmer


Norah Jones


Paul Ansell's Number Five 
 … 

AMOREI…por todas as palavras que quis ecoar na mente, guardar no coração e escrever no papel, nomeadamente:

 “Tenho mais tempo do que preciso.”
“Já morreu. Há 3 anos, 2 meses e 11 dias.”
 “Nunca é tarde para aprender alguma coisa.”
“Sabe quando amamos tanto uma coisa que passamos a odiá-la?”
“Eu parei de olhar para os meus livros quando parei de amar viver. Porque é que parou de amar a vida? Bem, tu não amas a própria vida. Tu amas lugares, animais, pessoas, memórias, comida, literatura, música. E às vezes, encontras alguém que requer todo o amor que tens para dar. E se perdes esse alguém, pensas que tudo o resto vai parar também. Mas, tudo o resto apenas mantém o seu curso/continua a viver. Giraudoux disse: tu podes perder um único ser, mesmo que estejas cercado por inúmeros outros. Essas outras pessoas são como extras. Eles ofuscam a tua visão, eles são uma multidão sem sentido. Eles são uma distração indesejada. Então, tu procuras esquecimento na solidão. Mas a solidão só nos faz definhar.”
Então, eu sou uma distração indesejável? Tu és a única parte da minha vida que eu ainda não descobri!”
“Há falhas em tudo. É assim que a luz entra.”
“Tu és a falha no meu mundo.”
“Acho que só compreendemos tudo sobre a vida quando morremos.”


Para ti e para vocês,


E um extra de um momento especial,


Se ainda não se cruzaram com este último amor do Mr. Morgan, façam por se cruzarem com ele! Levem o coração para sentir a vida!

E que todos os dias tenhamos AMORes para viver!

6 comentários:

  1. A tua descrição está tão linda que eu QUERO ver essa preciosidade de filme!!!
    Eu também sou como tu, gosto de guardar as mensagens ricas que os filmes (e os livros!) nos dirigem... Gosto de estar atenta à banda sonora.... Gosto de apreciar os pormenores dos cenários... Fico agarrada às personagens, quando elas nos tocam de alguma maneira, e quando o filme (ou livro) termina, fico com saudades delas e com pena por a história não continuar... :)
    Obrigado por esta fantástica partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, quero pedir muitas desculpas por só agora estar a responder a um comentário tão teu e que me deixou tão grata por sentir que há quem seja como eu, no que concerne aos livros e aos filmes! Ler as tuas palavras foi como ler aquilo que eu gosto/adoro/amoro! Muito Muito Obrigada, por me teres trazido este teu jeito simples de viver <3

      Eliminar
  2. agora fiquei no mínimo curiosa :)))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Querida Mi, será que já tiveste oportunidade de tratar dessa curiosidade??

      1981 mundos cheios de beijinhos, por Isto Aquilo Aqueloutro ;)

      Eliminar
  3. Boas. adorei o seu blog. estou a segui-la!!!
    beijinhos,
    MónicaP
    p.s: deixo o meu mais recente blog se puder seguir-me ficarei grata <3

    Manchas de Batom



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Mónica, muito obrigada por teres vindo visitar estes meus 1981 Mundos :) E obrigada pela motivação que as tuas palavras me trouxeram! :)
      Eu também já te fui espreitar, sem precisar de agradecimentos. Espero que me continues a seguir! Independentemente disso, já te estou a seguir também :)

      Eliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)