Translate Maria's WorLd

quarta-feira, abril 02, 2014

A.U.T.I.S.M.

Always Unique Totally Interesting Sometimes Mysterious

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Sempre único, totalmente interessante, às vezes misterioso. Eis um trocadilho original para apresentar hoje o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

É verdade! Encho estes mundos de Dias Mundiais, mas o importante seria que todos vivessemos estes dias, todos os dias. Se o estigma e o preconceito não fizessem parte das nossas mentes e linguagem, não precisaríamos de recorrer a estes dias especiais, que deveriam ser todos os dias.

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Não vou querer demorar-me em definições, características ou sintomas [se quiserem conhecer um pouco mais desta particularidade que caracteriza mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, não hesitem em espreitar aqui], porque o meu objetivo é apenas que este dia não nos seja indiferente e que faça parte de todos os próximos muitos dias.


Afinal de contas, a cada ano que passa, o Autismo aproxima-se cada vez mais de mais pessoas – no outro dia, li que 1(uma) em cada 68 crianças nos EUA lida com este sistema operativo diferente do habitual. Ainda não há números oficiais em Portugal, mas presume-se que não andemos longe dessa estatística.


De acordo com a estatística que partilhei acima e tendo em conta que, em 1975, 1(uma) em cada 5000 pessoas era diagnosticada com autismo, e em 2013, é revelado que 1(uma) em cada 50 pessoas tem de viver com esta diferença, o que é que poderemos prever que acontecerá em 2020? É uma realidade que vamos todos conhecer de perto. Ponto.
É igualmente plausível que esta disparidade numérica se deve, na sua maioria, ao pouco conhecimento sobre o autismo, nos seus primeiros anos de investigação. Por exemplo, foi apenas em 2007 que a ONU consagrou este dia especial ao Autismo.

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Se assim é e mesmo que assim não fosse, quanto melhor compreendermos o Autismo, mais seremos capazes de nos relacionarmos e facilitarmos a vida daqueles que vivem com o Autismo em si e consigo. Compreensão, entendimento, atenção, cuidado, paciência, amor são ingredientes chave, sem os quais não nos é permitido partilhar o melhor doce do mundo [metaforicamente falando].

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Se prestarem atenção, este não é o Dia Mundial do Autismo, mas sim o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Dar consciência. Ganhar consciência, para que seja possível uma intervenção precoce e intensiva, que poderá mudar, melhorar e fazer toda a diferença na vida das crianças e adultos que nascem com esta especificidade particular [eu sei que o termo académico é “Perturbação” ou “Doença”, tal como aprendi nas aulas de Saúde Mental, mas acho-o tão impessoal!!!]. Por isto mesmo, é urgente que saibamos o que é o autismo, para que reconheçamos precocemente alguns dos seus sinais, para que deixemos de olhar o autismo com medo, repulsa ou indiferença.

Vê o mundo através dos meus olhos” é uma música que expressa isso mesmo – como ver, ouvir e sentir a partir de um corpo e alma com autismo. Querem ouvir com todo o coração??


E já ouviram a coragem destes jovens adolescentes que vivem com o Síndrome de Asperger [considerado uma desordem do espectro autista]?



Podem encontrar muitos vídeos e programas sobre o autismo no youtube. Espreitem este Autismo Universo Particular imperdível aqui!. No seu início, podemos perceber que a telenovela da Globo “Amor à vida” [neste momento, em exibição nas noites da SIC], também pretende desmistificar este estigma através de uma personagem, que interpreta o papel de uma jovem com autismo.

[Fonte: Google. Montagem: 1981 MM.]
 https://www.youtube.com/watch?v=KZw_Isq1pzk

Não presto muita atenção a telenovelas [até porque, muitas das vezes, nem estou por casa], mas os meus olhos colam no monitor quando vejo as cenas protagonizadas por essa jovem. Nem de propósito, ontem assisti a um momento delicioso, que nos ensinou como agir em determinadas circunstâncias para melhorar a interação destas pessoas com o mundo envolvente, inclusive nós mesmos. [tenho de reconhecer o mérito a estas telenovelas que nos alertam para problemas sociais, culturais, preconceitos, estigmas e que pretendem desmistificar estas ideias erradamente enraizadas em nós!] Claro que não podemos esquecer que cada pessoa é uma pessoa, cada caso é um caso, cada autista é um autista, tal como cada um de nós é o que é sem outro igual por aí.

Apesar de ainda hoje lutarmos contra a indiferença desta diferença, o autismo também já foi abordado na sétima arte, nomeadamente em Son-rise – a miracle of love, em 1979 [encontram o filme completo no youtube], e no mais conhecido Rain Man, em 1998. Partilho convosco um bocadinho de cada um deles:



Na primavera de 2007 decidi investir num livro técnico sobre este tema, mas foi no verão de 2013 que um outro livro emocional sobre o autismo me conquistou! Andei meses com ele ao colo e ainda hoje gosto de pegar nele para ler uma página ou outra.

[Fotos e montagem: 1981 MM.]

Se tivesse de vos sugerir um deles, já estava a pousar nas vossas mãos o “Cartas para Sam”. Delicioso, intenso, profundo, cheio de amor! Um dia, com mais calma, trago-vos alguns dos excertos, porque estas cartas merecem.
Será que estas linhas já vos convencem?

 [Fotos, edição e montagem: 1981 MM.]

Podem conhecer a APPDA Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo aqui e acompanhar a página de facebook Vencer Autismo aqui também..
Para celebrar este dia, estas associações uniram-se ao movimento mundial Light it Up Blue, criado pela Organização AutismSpeaks, http://www.autismspeaks.org/

Juntos, porque só juntos é que tudo faz sentido, lançaram um desafio ao mundo:

VAMOS ILUMINAR O DIA DE AZUL?

Porquê azul?


Como?

+ Iluminam-se de azul, monumentos das cidades, Câmaras municipais [em Portugal, mais de 25 Câmaras a iluminar mais de 30 monumentos].
+ Veste-se uma peça azul, em homenagem ao movimento de consciencialização Light it Up Blue [não acredito que vocês já saíram de casa e não têm nenhuma peça de roupa azul convosco!!!! Um acessório?? Qualquer coisa?!?].
+ Distribuem-se folhetos sobre o autismo [compete a cada um de nós fazer por conhecer melhor esta realidade, seja lendo artigos, livros, ouvindo notícias, vendo filmes ou documentários, procurando pessoas com autismo,…].
+ Divulgam-se Caminhadas pelo Autismo – manhã de sábado, dia 5, Parque das Nações, em Lisboa. [todos os motivos são válidos para caminhar e/ou correr e este motivo também não foge à regra!].
+ Pode-se iluminar a foto de perfil do facebook com o símbolo da Light it Up Blue, através desta aplicação aqui.
 + Pode-se conversar com os nossos colegas de trabalho, os amigos dos cafés, as nossas pessoas lá de casa…

Eu, pelo menos, já faço a minha parte, de várias maneiras.

E TU?
Estás a fazer a TUA parte pelo Dia Mundial da Consciencialização do Autismo?


Curiosidade:
O autismo é mundialmente simbolizado por uma fita desenhada a partir de peças de puzzles/quebra-cabeças, com o intuito de representar o mistério e a complexidade desta realidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)