Translate Maria's WorLd

quarta-feira, setembro 25, 2013

Eu & a Gaiola Dourada

[Fonte: google]

Pois é!!! Nem imaginam o quão ansiosa eu andava, tamanha era a vontade de ver a Gaiola Dourada de que tão bem têm falado! Ainda não a tinha conseguido encaixar na minha agenda, no meio das minhas mil e tantas tarefas que vou acrescentando aos dias…até ontem!

[Fonte: google. Montagem: 1981 MM.]

Finalmente, juntei-me aos mais de 445.0000 de espectadores em Portugal.
Portanto, ontem foi o dia…em que tirei a minha tarde para me encontrar, sozinha, com a Gaiola Dourada. Sim, sozinha… Quis também viver esta experiência pela primeira vez e, assim, decidi aproveitar a tarde para ir comigo ao cinema! E sabem que mais?
ADOREI, AMEI, AMOREI,
…não apenas o fantástico filme tão português afrancesado, mas também a sensação de me ter acompanhado ao cinema.

Metaforicamente, quase que posso dizer que…saí da Gaiola! J Em todos os momentos de ída ao cinema, sempre me fiz acompanhar pelas minhas pessoas. Mas, já há muuuuuuito tempo que tinha vontade de experimentar o cinema sozinha. 
Conclusão: ADORO ir ao cinema com as minhas pessoas, mas já estou a pensar no próximo filme para ir comigo mesma ao cinema! Acho que até já o escolhi! J

[Fotos, edição e montagem: 1981 MM.]

Voltando à Gaiola Dourada, confesso que estava com expectativas elevadas,….mas foram todas elas alcançadas. Iupy! Olé!

ADOREI rever Paris [ainda que por breves instantes, uma vez que a ação centra-se muito nas personagens].
ADOREI ouvir as pronúncias e os sotaques, portugueses e franceses [ao longo do filme, ouvia-me a sussurrar algumas expressões! Não, ninguém ouviu porque tive uma fila de cadeiras só para mim!].
ADOREI sentar-me no meio do auditório, sem ninguém ao meu redor, e pensar que o filme estava a desenrolar-se só para mim [claro que as minhas gargalhadas não foram as únicas que se ouviram e, logo, eu não estava sozinha na sala].
ADOREI rever o Douro, naquele aspeto vintage, de algo ainda a ser descoberto pelos portugueses [parecia que o Mundo começava ali, tal era a grandeza da paisagem].
ADOREI sentir-me parte daquela história, em todos os momentos [e se as gargalhadas se fizeram sentir, em determinado momento as lágrimas souberam percorrer-me o rosto].
ADOREI sentir-me portuguesa, mas fiquei triste por sentir que é preciso partir do nosso país para podermos encontrar uma qualidade de vida que cá não temos oportunidade para construir.
ADOREI perceber que os portugueses podem ser vistos como boas pessoas, gentis, cumpridoras, trabalhadoras, generosas. Mas ADOREI mais ainda quando viram o jogo e ensinam aos outros que não podem abusar da sua boa vontade.
ADOREI o fado que se ouviu, que se sentiu, especialmente nas palavras tão cheias de significado “das mãos de Deus tudo aceito, mas que eu morra em Portugal…” [siiiim, foi aqui que tive de limpar as gotas que caíam pelo rosto].
Não vou dizer o que mais ADOREI, porque o que quero mesmo é guardar todas as sensações, emoções e pensamentos que esta Gaiola Dourada me trouxe. Acrescento apenas que...
Há Gaiolas Douradas que nos libertam!

Se ainda não foram visitar esta Gaiola Dourada, de que é que estão à espera….para mudarem de cadeira??

Para vos aguçar o interesse,



Gaiola Económica:
Porque a vida não anda fácil para andar a pagar bilhetes de cinema inteiros [serei só eu a achar caro pagar 6,50 € para ir ao cinema??] e não tenho nenhum daqueles cartões que oferecem descontos espetaculares para o cinema, descobri uma das vantagens de ser Vodafone Yorn [Aleluuuuuia!!!]: às terças-feiras, o cinema é mais barato! Iupyyyy J

[Foto e edição: 1981 MM.]

4 comentários:

  1. é definitivamente ha gente armada em espertinha... MAS ha quem nao se deixe levar e faça queixa a quem por direito =) Eu ainda nao vi, mas ja ouvi falar dela. Guarde todas as sensaçoes numa gaveta a 400 chaves =)

    ResponderEliminar
  2. Ando há mil anos para ter essa experiência tão simples de ir ao cinema comigo mesma; ando há 500 anos para ir ver esse filme com os meus pais, que também querem muito ir ver! Aguçaste-me ainda mais o apetite!!

    ResponderEliminar
  3. E eu sou daquelas poucas pessoas que ainda não viu o filme...
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  4. Já vi.... Adorei o filme, ainda por mais com aquele sentido de emigrante...
    Quanto a ver um filme sozinho... já o fiz... apenas uma vez, mas sim, também gostei muito. É uma sensação diferente. Curioso que antes de o fazer quase que tinha um nervoso miudinho de tão diferente que era...

    ResponderEliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)