Translate Maria's WorLd

domingo, novembro 24, 2013

Japão, Polinésia & Macacos

Depois de uma semana cheia dos pequenos momentos já partilhados e de outros momentos que incluíram aulas de Gestão de Stress & Gestão de Conflitos e aulas de Promoção da Saúde Mental em contexto escolar, fechei a semana com uma visita ao Japão e à Polinésia. J

[Fonte: Pinterest. Montagens: 1981 MM.]

Não me importava nada de voar para estes mundos, mas, desta vez, Japão e Polinésia estiveram mais perto, porque tudo é possível quando estou na companhia dos meus Coachs de primeiro nível! J

[Fonte: Pinterest.]

Começamos pelo Japão!
Encontramo-nos todos à entrada. Tínhamos decidido um Sushi Coaching num lugar ainda desconhecido para todos. Assim, faríamos a viagem juntos, todos pela primeira vez.
 Teppan foi o destino.

[Foto e edição: 1981 MM.]

Durante as quatro horas seguintes estivemos entretidos a viajar pelos sabores e a gargalhar com as histórias de cada um. Não me perguntem o que comi [não, o esquecimento não é consequência da deliciosa e frutífera sangria; apenas ainda não tive aulas de japonês!!], mas posso partilhar o que escolhi saborear:

[Fotos, edição e montagem: 1981 MM.]

Se estão curiosos pela legenda, o melhor que consigo é partilhar a ementa! J

[Fotos e montagem: 1981 MM.]

Depois de tudo isto, é óbvio que saímos de lá a rebolar pela Boavista abaixo… até à Polinésia.
 Hiva-oa foi a ilha escolhida.

[Fotos e montagem: 1981 MM.]

E tudo o que aqui aconteceu fica guardado apenas com aqueles que lá estiveram!! Tínhamo-nos livrado da vaca [ver a publicação "O melhor de..." para melhor compreenderem a que vaca me refiro.], mas trouxemos o macaco [para uns, Bam Bam, para outros, Bum Bum], não fosse ele dar com a língua nos dentes quanto aos assuntos confidenciais que ouviu.


[Fotos: 1981 MM. e A.M. Montagem: 1981 MM.]

Objetivo desta sessão sushi polinesian coaching: Vamos ensinar este macaco a ser sábio!! J

Conhecem a história dos três macacos sábios?

[Fonte: Google e Wikipédia. Montagem: 1981 MM.]

Os três Macacos Sábios [da imagem central] fazem parte da porta do Estábulo Sagrado, um templo do século XVII, localizado na montanha onde se situa o Santuário Toshogu, na cidade Nikko, no Japão. Comummente, é apelidado de Templo dos Três Macacos Sábios.
Conta a lenda que estes três macacos chegaram ao arquipélago com uma missão: acalmar um vulcão efervescente e ensinar à humanidade a prática da sagrada arte do uso dos sentidos para combater o mal dentro de nós mesmos.

[Fonte: google. Montagem: 1981 MM.]

Chamam-se Mizaru (o que cobre os olhos com as mãos), Kikazaru (o que tapa os ouvidos com as mãos) e Iwazaru (o que tapa a boca com as mãos) e personificam os três segredos da sabedoria: “não veja o mal, não ouça o mal, não fale o mal.”, no sentido em que se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos comunidades pacíficas, apologistas da paz e harmonia entre as pessoas e disseminadoras da evolução da humanidade.
Estes três sábios macacos orientam na Luz, no Amor e no Poder da Sabedoria, que transforma todo o mal em bem, através do exemplo da dedicação, alegria e amor mais puros ao aperfeiçoamento da bondade, a si mesmo e ao próximo.


Neste tempo de mudanças e de transição, que não se veja, que não se ouça e que não se fale mais do mal, o qual tantas tristezas trouxe ao mundo.
Segundo os Três Sábios Macacos, agora é tempo de se viver com coragem para tudo suportar, perseverança para tudo de bom conseguir, e alegria para tudo reconstruir.

 [Fonte: Facebook. Montagem: 1981 MM.]

Conclusão desta viagem: O Coaching traz mesmo momentos [e macacos!!] maravilhosos. J

Curiosidade de viagens: Gandhi viajava por toda a Índia com a seguinte bagagem: uma mochila com lápis, papel, agulha e linha, tigela de barro, colher de madeira, roca, estatueta dos “três macacos sábios” para lembrá-lo dos três segredos da sabedoria. [Também preciso de libertar a minha bagagem cheia de coisas que não preciso!!!]


4 comentários:

  1. E depois de uma semana em grande, que venha outra! =)
    Um beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Siiiim, linda Gata de Saltos Altos :) Que venha outra e outra semana em grande,...para ti também :)
      * 1981 beijinhos *

      Eliminar
  2. Por acaso só há relativamente pouco tempo soube essa história dos macacos (já não me lembro quem foi que me contou), mas gostei imenso e pensei que também nós devíamos ser um pouco macacos (às vezes somos, mas noutro sentido!!)... Que belas viagens que deste por essa Ásia fora! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É verdade, minha Happy Woman :) Sempre a ir ao encontro dos teus mundos, até na história dos macacos :) Se todos treinarmos ser "um pouco macacos" neste sentido, estaremos certamente a contribuir para um mundo melhor, mais humano e mais feliz :) Espero, um dia, fazer as viagens verdadeiras por essa Ásia fora :)
      Continua a VIVER para SER HAPPY, todos os dias :) http://viverparaserhappy.blogspot.pt/

      Eliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)