Translate Maria's WorLd

segunda-feira, novembro 11, 2013

São Martinho, a lenda!

 Hoje foi noite de castanhas assadas, castanhas cozidas e coca-cola [pois, faltou a jeropiga para acompanhar!!]. ADORO castanhas assadas, talvez por serem o fruto do meu mês novembro! E enquanto estava a saboreá-las lembrei-me de as associar à lenda e ao verão de S. Martinho.

[Fonte: Google. Edição: 1981 MM.]

Todos nós conhecemos a expressão “verão de S. Martinho”, mas será que todos nós conhecemos o seu significado?
E será que todos nós conhecemos a lenda de São Martinho para a explicar às nossas crianças e aos nossos adultos?
E será que, no nosso dia-a-dia, conseguimos pô-la em prática?

[Fonte: Facebook.]

Vamos então recordar, resumidamente, a lenda:
Num dia frio e tempestuoso de outono, o soldado romano Martinho percorria o seu caminho a cavalo, quando se deparou com um mendigo cheio de frio e de fome. Conhecido pela sua generosidade, Martinho cortou a sua própria capa protetora ao meio e cobriu o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro homem pobre cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade. Sem capa, ao vento e ao frio, Martinho continuou a sua viagem. De repente e milagrosamente, o céu abriu-se num azul celeste e afastou a tempestade. Os raios de sol prolongaram-se por três dias, aproximadamente.
Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que chamamos “verão de S. Martinho”, em pleno outono.

O verão de S. Martinho devia manter-se durante o ano inteiro, não somente pelos raios de sol que dissipam as nuvens, mas principalmente pela bondade e generosidade do ser humano que, ao saber colocar-se no lugar do outro, consegue elevar a humanidade ao seu melhor, no seu melhor.

 [Fonte: Facebook.]

Se transportarem esta lenda para os vossos pequenos gestos dos dias, já fico muito FELIZ! J
Por exemplo, nas últimas semanas já me deparei com três situações. Não ofereci o meu casaco, mas ofereci o lanche que trazia comigo. Comparada com as pessoas que estavam diante de mim, eu não precisava do lanche…

E para quem quiser conhecer melhor a vida de São Martinho, aqui fica uma leve sugestão:

2 comentários:

  1. Sempre ouvia falar na expressão "Verão de S. Martinho" e não fazia ideia qual era a origem. Gostei bastante! Obrigada por ter partilhado Maria :) E devia mesmo ser Verão de S. Martinho todo o ano.
    Um beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu é que agradeço, minha já querida GATA de Saltos Altos! :) Só por este teu comentário já valeu a pena esta minha publicação :) Que nos teus dias, nunca faltem verões de S.Martinho :)

      Eliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)