Translate Maria's WorLd

terça-feira, outubro 22, 2013

Encontrar+Se Saúde Mental

[Fonte: Google.]

Este mês é, realmente, feito de Dias Mundiais!! Eu sei que o dia 10 já lá vai, mas não podia deixar que o mês terminasse sem fazer um apontamento a esta temática que também muito me diz e à qual me tenho dedicado, academicamente, nos últimos tempos!


Terminaram hoje as Comemorações do dia mundial da Saúde Mental, celebradas na UCP (Universidade Católica do Porto) em parceria com a ENCONTRAR+SE (Associação de Apoio a Pessoas com Perturbação Mental Grave).




Infelizmente, não consegui estar presente em nenhum dos dias [aqui a desempregada tem a mania de se meter em mil e tantas tarefas ao mesmo tempo que, depois, o resultado é este – tudo acontece nos mesmos dias!!!!], mas não tenho perdido nenhuma das aulas de Promoção da Saúde Mental em contexto escolar.

Cada aula que frequento mais me apaixono pelo tema, mais acredito na sua intervenção e promoção, mais vontade tenho de ser a gota no oceano e o grão de areia na praia, mais desejo que a Promoção da Saúde Mental chegue a cada um de vocês, a cada um de nós!

Porquê?

Porque sem saúde mental não conseguimos viver! Porque não existe saúde sem saúde mental. Não temos saúde física sem saúde mental, nem saúde mental sem saúde física. Ou seja, a saúde mental, a saúde física e a saúde social estão intrinsecamente relacionadas.


Porque, em 2008, a UE estimava que cerca de 50 milhões de pessoas (11% da população) sofriam de algum tipo de perturbação mental. 
Porque mais de 12% da carga resultante de doenças em geral deve-se às perturbações mentais, sendo que, na Europa, esta percentagem cresce para 24%.
Porque Portugal apresenta uma prevalência de perturbação mental acima da média europeia. 
Porque 1 em cada 4 jovens irá passar, ao longo da sua vida, pela experiência de um problema de saúde mental (Organização Mundial de Saúde, 2002).
Porque uma em cada 5 pessoas sofre de uma doença mental.


Porque a Saúde Mental é de todos nós! Está em todos nós!

E se faz parte integrante de todos nós, então, o que é a saúde mental? 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde, 2001), a Saúde Mental é “um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe o seu próprio potencial, consegue lidar com o stress normal da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e é capaz de dar um contributo para a sua comunidade.

Depois da leitura desta definição, TU tens saúde mental?
E o que estás disposto/a a fazer para melhorar a tua saúde mental?


E, porque reconhecer que se tem um problema de saúde mental não é fácil, precisamos de lutar contra o estigma, contra o preconceito que vive enraizado na sociedade fora de nós e na sociedade que habita dentro de nós! Literacia é a solução que nos ajuda a combater o estigma e os mitos associados à Perturbação/Doença Mental, a epidemia do século XXI. Através da transmissão de conhecimentos adequados podemos deixar cair sementes à nossa volta e, com elas, iremos provocar pequenas mudanças no mundo. Eu ACREDITO!

Muito tenho aprendido sobre a Saúde/Doença Mental, mas não consigo partilhar tudo de uma só vez! Por isso, hoje, partilho o Movimento UPA’2008: Unidos Para Ajudar.

E pergunto-vos: Alguém me ouviu?


1 comentário:

  1. Sem dúvida que sem Saúde Mental não há saúde! É tão importante como a Física, mas, infelizmente, menos valorizada, discriminada e, até, criticada. Aquele que procura um psicólogo é, muitas vezes, chamado de fraco... Só que quem diz uma barbaridade dessas esquece-se que todos temos telhados de vidro e se qualquer um de nós puder lidar melhor com o stress do dia a dia, conhecer-se melhor e, assim, ser mais feliz, então "que bom" ser um "doente mental"... Mas não tão "doente" que não tenha o discernimento e a coragem (sim, coragem! Não é fraqueza, no meu ponto de vista) de procurar ajuda. Obrigada pela partilha! :)

    http://viverparaserhappy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)