Translate Maria's WorLd

sábado, outubro 05, 2013

TODOS somos PROFESSORES!

[Fonte: Google]

Hoje é Dia Mundial do Professor, um dia celebrado em mais de 100 países, mas que deveria ser celebrado no mundo inteiro.

Eu continuo a celebrar este dia, embora não me esteja a ser possível, neste momento, ser professora, fazer parte de uma escola, de salas de aulas cheias, de alunos em crescimento.

É verdade que sinto saudades das minhas salas de aulas, que só eram minhas na medida em que eram dos meus alunos também. Eu sinto saudades de cada um deles, das dezenas e centenas de alunos que, a cada ano, eu tinha oportunidade e privilégio de conhecer. Cada um deles foi e é [das melhores coisas que guardo desta profissão são os contactos que não se perdem, mesmo quando as salas de aula se fecham] importantíssimo para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. 
Sempre defendi que ensinar é aprender também. Sempre [aquele sempre que vive nos 10 anos que já estão para trás] senti que ali era o meu espaço, o meu mundo e o meu universo… quando conseguia chegar aos olhos, à mente e ao coração daqueles aprendizes da Filosofia, Psicologia, Sociologia, Área de Integração, Cidadania e Profissionalidade, Formação Cívica, entre outras disciplinas. 
Mais do que os programas curriculares e os conhecimentos a transmitir, entusiasmava-me a relação, a empatia, os laços, as pontes, os olhares, os sorrisos, as confidências, a confiança, o carinho, os mimos, o respeito, o crescimento, a evolução,…

[Fonte: Facebook] 

Hoje não posso ser professora em salas de aula [e não sei se algum dia voltarei a ser], mas voltei a ser aluna. E tem sido…maravilhoso! Inspirador! Há professores assim! E neste meu regresso a salas de aula, a novas disciplinas, a novas áreas de ensino, eu descobri e re-descobri que ADORO estudar e estudaria a vida inteira, especialmente quando professores inspiradores nos enchem de novos ares, mais puros, mais libertos, mais empreendedores, mais transformadores do mundo… para um mundo melhor!

[Fonte: Google] 

Para a Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, os professores «são edificadores da paz (…) eles pavimentam um caminho traçado por valores de respeito, tolerância, compreensão mútua e solidariedade. Esta é uma missão cada vez mais importante na sociedade atual (…).»
Já não posso dizer o mesmo do nosso Ministério da Educação!

[Fonte: Facebook]

E se a nossa sociedade percebesse algo tão basilar como isto?


Todos nós somos Professores!

Todos nós somos Exemplo!


[Fonte: Facebook]

A Educação não é algo que começa dentro de uma sala de aula. A Educação começa no primeiro dia de vida de cada um de nós. E, independentemente da profissão que desempenhamos na sociedade que habitamos, todos nós ensinamos e aprendemos, constantemente, até ao último dia.
É nisto em que acredito…

[Fonte: Facebook]

E vocês? 
Aprendem, ensinam ou ensinam e aprendem?

Sem comentários:

Enviar um comentário

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)