Translate Maria's WorLd

quinta-feira, outubro 24, 2013

Há cartas & cartas...

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Quem se lembra de ir espreitar se o carteiro trazia aquelas cartas que tanto esperávamos?

[Fonte: weheartit.com]

Eu fui daquelas pessoas que escreveu muitas cartas e recebeu muitas mais! A maioria ainda as tenho guardadas [chegaram a ficar inundadas num inverno chuvoso, mas consegui recuperar muitas delas, mesmo tendo ficado num estado lastimável!!] e vinham de vários lugares do mundo: daqui ao lado [era sempre fantástico receber cartas das amigas quase vizinhas], de Leiria, do Algarve, do Rio de Janeiro, de Saint-Nazaire. Escritas pelas amigas que me acompanhavam ao longo do ano, pelas amigas que tinham ficado por outras escolas, pelas amizades de verão, pelas primas brasileiras que fui conhecer num verão, pela pen friend francesa que muito me ajudou no meu francês [vocês também são do tempo das “Pen Friends”?], pelos amores que surgem na vida, pelas turmas de alunos que alcançam uma sensibilidade inimaginável, pela minha afilhada de Moçambique [que apadrinhei através do projeto “Crescer de Mãos Dadas”, via G.A.S.Porto],…

[Fonte: Pinterest]

[Fonte: weheartit.com]

Agradeço cada uma das cartas que fui recebendo na vida, das esperadas às inesperadas…

[Fonte: weheartit.com]

Naquele tempo, ninguém diria que, pouco mais de uma década depois, as cartas iriam tornar-se cybercartas ou emails ou mensagens privadas! Tudo ficou mais perto, não precisamos de sair de casa para ir aos CTT, o envio das mesmas é “online on time” [já estou a aplicar conteúdos das aulas de Gestão de Eventos!! Hihihi] e até a resposta é mais imediata [não fosse eu atrasar-me sempre a dar resposta a todas as cyber-cartas que recebo!! Espero que me desculpem!!].

[Fonte: Pinterest]

Este verão voltei aos CTT, não para enviar cartas ditas normais, mas para enviar encomendas e receber vales postal [bendito OLX que me permitiu vender alguns manuais escolares que nunca cheguei a precisar].

[Fonte: Pinterest]

A nostalgia dos CTT voltou e lamento que se tenha perdido o valor dos correios [pelo que ouvi dizer nos últimos dias, têm fechado muitos, à custa das políticas que vivemos!]. Todavia, hoje ainda é o dia em que acordo com o carteiro a tocar à campainha! [Ontem foi mesmo o dia, porque hoje saí de casa antes dele chegar!!!]

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Ora são encomendas para a mana [tenho uma mana perita em negócios mundiais!!!], ora são livros que encomendo para mim [a Editorial Presença, de quando em vez, faz umas campanhas promocionais imperdíveis, às quais eu não consigo resistir!!!], ora são cartas do Banco [uuuiiiiii!], ora são as contas da água, luz e gás, telefone e internet [uuuuiiiii a multiplicar por cinco!!], ora são cartas da Segurança Social a exigir a restituição de prestações indevidamente pagas [http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO283762.html aaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiii estas políticas economicistas que quase me tiram do sério!!! À custa das mesmas, a partir de outubro, as prestações de desemprego são ajustadas de acordo com a contribuição de 6%, com efeitos retroativos desde 25 de julho, data de entrada em vigor da referida lei!! Mas por que raios (a lembrar os trovões de uma das noites desta semana) e coriscos não aplicaram a taxa no imediato e nos obrigam, agora, a restituir “prestações indevidamente pagas”?? Pffffff lá vou eu devolver dinheiro ao Estado, que usa indevidamente o meu dinheiro! Será que lhe posso escrever uma carta a solicitar a restituição do uso indevido do meu dinheiro, enquanto ser contribuinte ao longo de quase uma década?? ]…
Pois é, também recebo cartas destas!!!
Há mesmo…cartas & cartas!!

E vocês? Que cartas recebem? Que cartas escrevem?

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

[Fonte: weheartit.com]

5 comentários:

  1. Eu contínuo a gostar de ir todos os dias à caixa de correio e adoro de paixão receber encomendas :D!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Adorei esse "adoro de paixão" :) Eu também gosto de ir todos os dias à caixa do correio, principalmente quando me traz boas notícias! Mas, confesso que fico tão atarantada quando o carteiro toca à campainha e eu tenho de abrir a porta ainda em modo "acabada de acordar"!!! LOL

      Eliminar
  2. Eu nunca escrevi muitas cartas, mas acredito que deva ter um significado diferente :)

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Isso não tem jeito nenhum! ;) Hoje é sempre um bom dia para pôr em prática esse acreditar e atribuir significados diferentes a cartas escritas, sejam elas pela via tradicional ou pela via virtual ;)

      Eliminar
  3. Tu acreditas que ando há mil anos para escrever um post sobre a nostalgia de receber cartas/postais de amigos?! Depois de estar um dia qualquer parada no carro a olhar para uma daquelas portas antigas com uma ranhura a dizer "Cartas"!!lol Só ainda não o fiz porque 1. metem-se outros posts pelo meio; 2. tentei encontrar uma imagem com uma caixa de correio bonita e não tive o teu sucesso. Almas gémeas separadas à nascença é o que nós somos!! Adoro receber e enviar cartas e tenho saudades desse tempo. Da expectativa para saber o que nos responderiam (tal como tenho saudades das fotos que revelávamos e que em 20 se safavam 5!!), do cuidado em escolher o papel de carta, do perfume que às vezes deitávamos na carta (Ohh la la!), das novidades contadas com dias e dias de distância,... Acho que nessa altura geria melhor a ansiedade do que agora. Agora, se alguém não me responde quase momentaneamente é estranho, gere-se mal, não sei, é o que eu acho. Felizmente tenho uma grande amiga que todos os meus aniversários me escreve um postal e eu gosto tanto disso (e sim, também tenho caixas e caixas com cartas e postais guardados!)! E também gostei muito do(s) teu(s)! :)

    ResponderEliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)